segunda-feira, 9 de julho de 2018

Limpando a casa em 15 minutinhos


              
Na semana passada dei a dica dos materiais de limpeza que uso na faxina, que são muito eficientes para mim na hora de dar aquela super limpeza, porém sabe aquele famoso tapa na casa? Vou compartilhar uma dinâmica que uso aqui em casa e dá muito certo.
 Em um dia temos 24 horas que embora parece muito é pouco para quem tem milhões de coisas há fazer,  meu segredo é dos 15 minutinhos, eles são essenciais para uma limpeza na casa e você vai ter tempo para outros afazeres, logo pela manhã a primeiríssima coisa que faço é arrumar a cama, logo já abro a janela, organizo o que está fora do lugar, isso sem ir para nenhum outro lugar, porque já diz ao meu cérebro que já iniciou-se um novo dia e tudo precisa estar em ordem, se preciso sair para rua, já uso a dica dos 15 no banheiro, não perco tempo, tomo meu banho e já faço a limpeza e organização, já coloco as toalhas para secar no varal; alguns deve estar pensando aaaah parece conto de fadas, mas não é! Se trata de conscientizar sua mente e fazer com que ela seja rápida e eficiente.
Se você é dona de casa, não trabalha para fora, já vai para a cozinha e faça uso dos 15 minutinhos, enquanto prepara o café da manhã, já regue as plantinhas (faço isso todas as manhãs, compro plantinhas naturais a cada 15 dias e as mantenho em ótimo estado) sabe o que está fora do lugar? Imediatamente coloque no lugar.
  Não durmo com a pia da cozinha suja, haja o que houver, aconteça o que acontecer, isso trouxe da casa da mamãe, e faz toda diferença, quando a pia está limpa a cozinha já parece estar totalmente limpa, no dia seguinte você vai até perceber que não vai perder tempo lavando as louças logo pela manhã, só as do café que irão ficar para lavar.
 Tem aquele ditado: - o que os olhos não vê o coração não sente? Pois bem, quem deseja manter a organização em casa, deve seguir um ditado, o que os olhos vêem fora do lugar dentro de casa, sua mente deve lhe obrigar a colocar no lugar, aqui em casa é engraçado RS quando vejo estou rindo sozinha, aqui em casa não existe "vou deixar para depois..." depois pode ser tarde demais, a casa pode ter virado um lixão, a visita chega derrepente está tudo bagunçado, então sempre quando vejo algo fora do lugar, logo vem na mente, depois eu faço, mas não posso permitir que isso aconteça, pois fica no acomodismo e vai ajuntando mais bagunças pela casa.
 Trabalha fora? Pois bem, assim que chegar em casa, faça todas as tarefas priorizando 15minutos para cada cômodo, segredo "no começo, coloque no cronômetro e aí sim, só voltei para essa tarefa no dia seguinte, pois assim você aprenderá a ser muito mais rápida do que o normal, rs' acabei de me lembrar de algo engraçado, quando era mais nova, chegava da escola e ficava assistindo com meu sobrinho, derrepente ouço barulho de carro 😱😱😱 corrre, corrre,corrrreeehh o vô chegou 😱😱😱 dizia ao meu sobrinho rs'meu pai estava chegando e nós não tínhamos feito nossas obrigações, então antes do meu pai entrar em casa, a gente saia correndo fingindo que estávamos limpando, ou até mesmo fazendo a comida, tá rindo? Se identificou né? Rs' e desde então não deixo minhas tarefas de casa para depois rs' logo nas primeiras semanas que me casei, deixei acumular muita louça, muita coisa para depois, e isso me estressava muito, pois quando morava com meus pais, não tinha preocupação, pois não era sozinha, já aqui, meu esposo saí cedo de casa e volta tarde, as tarefas ficam a maioria para mim, me cansava muito, então acumular não é uma boa opção.
  Lavo roupas uma vez por semana, e uso esses 15 minutinhos também, enquanto as roupas estão na máquina, estou fazendo outras coisas, o que não podemos fazer e perder tempo.
  Na limpeza da casa, seja faxina ou um tapa na casa, celular é proibido 📵🚫 ele faz com que percamos muito tempo, faça um teste e te dou um doce se não funcionar rs' limpe a casa como de costume, agora use os 15minutos e deixe o celular de lado e veja o quanto tempo não irá economizar, estimule-se quanto menos tempo gastar para limpar a casa, mais tempo terá para você, seja para cuidados da pele, cabelo, fazer as unhas, meditar na Bíblia, descansar, você fará com que seu dia rende muito mais.

Um comentário:

  1. Muito proveitosa essas dicas, porque muitas vezes o que nos atrapalha é a falta de organização e a procrastinação .
    A Sra é esposa de pastor?

    ResponderExcluir