quinta-feira, 20 de março de 2014

A moda da fé


O apóstolo Paulo ousou das às mulheres uma lista de proibições sobre a forma de elas se vestirem no local público a adoração. Que pastor hoje em dia ousadia pregar um sermão ou escrever una carta às mulheres de sua congregação dizendo a elas o que vestir na igreja? Mas Paulo fez isso: "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos" (I Timóteo 2.9).
A que tipo de adornos Paulo estava se referindo? Parece que as mulheres estavam se vestindo com roupas extremamente caras e jóias e, por isso estavam chamando atenção para si. Aparentemente, o que Paulo estava tentando ressaltar é que a mulher cristã deve evitar chamar atenção desnecessária, mas, ao contrário, deve ser modesta, decente e apropriada.
"Mas por quê?" - você pode perguntar. Como podemos aplicar essas idéias ao nossos dias? O princípio pertinente é pensar em como nossa aparência reflete nosso coração. Um comentarista disse: "O vestido de uma mulher é o espelho de sua mente" (Donald Guthrie, Tyndale New Testament Commentary). Essa ideia, de que o que vestimos reflete quem somos, é válida. Então, quem somos em Cristo? Queremos que nossas roupas e nossos adornos passem uma mensagem clara de modéstia ou de sexualidade? Devemos aplicar esse conceito ao código de vestimenta e cultura de nossos dias, e precisamos ser honestos conosco mesmo.
Bossa aparência exterior não deve ser.uma barreira para nada que possamos dizer sobre Jesus. Se usarmos a modéstia como regra, tentaremos nos vestir apropriadamente para cada ocasião. É um sinal de crescimento pessoal nos vestirmos para Deus e não para os outros.
Quando me preparo para falar em algum lugar, oro sobre o que devo vestir. Não quero chamar.atenção para minha aparência exterior.
Meu principal objetivo é que as pessoas ouçam a mensagem, e não se distraiam com as minhas roupas. Mulheres cristãs devem se vestir de acordo com o estilo da fé, que está sempre na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário