sexta-feira, 5 de abril de 2013

Como Vencer a Timidez - Parte I

 

Todo mundo é um pouco tímido em determinadas situações. A timidez não algo ruim, pelo contrário, na medida certa ela pode ser benéfica, pois nos impede de fazer coisas das quais podemos nos arrepender depois, porém quando ela é excessiva nos impede de realizar tarefas simples que gostaríamos de realizar tal como falar com as pessoas

Seja mais otimista

    Quem é tímido tem certa tendência ao pessimismo, acreditando que se tentar fazer aquilo que tem medo (falar em público, declarar o seu amor, etc.) tudo vai dar errado. Acredite, se você esperar pelo pior, ele não vai te deixar esperando muito tempo. Seja otimista, você só tem a ganhar com isso.

Saía do seu mundinho

Outra característica do tímido é se fechar dentro do seu próprio mundo e evitar o contato com outras pessoas. Abra seus olhos para o mundo exterior, aprenda a compreender como o outro se sente, ouça mais, enxergue os problemas de outra pessoa além de você. Isso vai te ajudar compreender o que falar e a hora certa de falar.

Controle a sua ansiedade

Essa é uma grande inimiga do acanhado. Ela faz você gaguejar esbarrar em objetos e esquecer as palavras. Causando constrangimento e vergonha o que acentua ainda mais a timidez.  Controlar a ansiedade pode parecer uma tarefa difícil, porém existem pequenas atitude que você pode tomar que irão de ajudar nessa tarefa.

Enfrente o que você teme

    Se você quer realmente superar a timidez tem que enfrentar o seu medos, seja ele dizer o que pensa a outras pessoas ou atender ao telefone (sim, existem pessoas que são tímidas até para falar ao telefone). Não estou te dizendo para fazer uma palestra no Maracanã lotado, comece com pequenas coisas e vá aumentando a dificuldade. Estabeleça para você uma pequena lista de metas a serem cumpridas e vá aumentando a dificuldade de cada uma delas gradualmente.

Não se menospreze

     De maneira geral a timidez é causada por sentimento e pensamentos de auto-desvalorização, o tímido acredita que é de certa forma inferior aos outros, ou acredita que as outras pessoas o subestimam ou o ridicularizam. Por regra esse pensamentos são falsos ou exagerados, criados por sua própria autocrítica.

Tenha postura

     A pessoa tímida tem quase sempre essa postura corporal: o pescoço arqueado para baixo, como se estivesse tentando se esconder do mundo (com a lógica do avestruz) e costuma não olhar o interlocutor nos olhos. Essas duas características tão comuns nos introvertidos são mal vistas pelas pessoas e faz com que o tímido acabe sendo rejeitado (mesmo inconscientemente) por aqueles que ele gostaria de atrair.
     Manter a coluna mais ereta e além de fazer você se tornar mais interessante para os demais, faz com que sua mente acredite que você é uma pessoa mais autoconfiante.

Continua...

Um comentário:

  1. Olá Sthefany Rocha!

    Que bacana esse post! Acho que a nossa insegurança é algo que deve ser sempre trabalhado né, a natureza feminina é insegura, mas com o Espírito Santo sabemos que devemos dar maiores passos sem medo.

    Um beijo(Para lhe acompanhar vou lhe seguir, seu blog é muito legal! Se desejar me visite!

    Beijinhos

    ResponderExcluir