sexta-feira, 30 de novembro de 2012

”O que guarda sua boca e sua língua livra sua alma das angústias.”


Todos nós já nos arrependemos de ter falado algo de maneira errada ou algo que não deveria ter sido dito, não é verdade? A sensação de magoar alguém com palavras é tão ruim quanto ser ofendido com elas. E quando falamos sem pensar e, mesmo sem saber, atingimos alguém com isso? É tão triste! É por essas e outras razões que a Bíblia nos traz lições importantes sobre guardar a língua e prestar muita atenção naquilo que falamos.
Falar algo que não se deve é uma falta momentânea de sabedoria e bom senso, demonstra estupidez. Em contrapartida, a palavra dita na hora certa e com sabedoria é eficaz, produz bons frutos e, como a Bíblia diz, é um adorno para a sabedoria (“A língua do sábio adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.” Provérbios 15:2).
O momento mais propício para deixar o bom senso de lado e falar baboseiras é a hora que estamos com raiva e irritados, não é verdade? E quando alguém fala alguma coisa e nos deixa ao ponto de explodir? A melhor coisa a fazer nessas horas é respirar fundo e controlar a língua pois “O que guarda sua boca e sua língua livra sua alma das angústias.” (Provérbios 21:23). Não é pecado ficar irritado e com raiva, isso é normal por sermos humanos (até mesmo Jesus ficou irritadíssimo quando viu pessoas usando o Templo do Senhor com lugar de comércio!), mas a irritação pode nos levar ao pecado com muita facilidade se deixarmos a sabedoria de lado. Se o fizermos vamos vacilar e, quando percebermos, será tarde demais. Por causa disso, Tiago nos aconselha a falar menos, irar-se menos e ouvir mais: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.” (Tiago 1:19). Então, na hora da irritação contar até mil, dar pulinhos ou o que seja o que for e, principalmente, orar e pedir a Deus que nos ajude a ter autocontrole mansidão é essencial, mesmo quando estivermos em ponto de ebulição, pois ”O que guarda sua boca e sua língua livra sua alma das angústias.” (Provérbios 21:23). Responder com calma e paciência vai te livrar de fazer besteiras, falar o que não se deve, ficar triste e arrependido e ainda de ter que lidar com a questão do orgulho depois! Guarde a sua língua e a sua boca e seja e referencial por onde passar, fazendo assim os picos de ira vão diminuir, pois ”A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1).


Nenhum comentário:

Postar um comentário